sexta-feira, 30 de abril de 2010

The Fratellis

Começo meu primeiro post sobre música ao som de uma marcha fúnebre com velhinhas em vestidos pretos em volta de um caixão prestes a ser soterrado ; e nesse caixão ( ainda longe das traças ) encontra-se num estado apático e letárgico , a banda escocesa The Fratellis . Assim como quando entramos de penetra num velório ou algo do tipo , queremos adquirir informações sobre o falecido , deixarei-lhes informados sobre os mais recentes feitos dos Fratellis .
Tudo começou em Glasgow na Escócia , quando Jon Fratelli , Barry Fratelli e Mince Fratelli nasceram é claro da mesma mãe . Mentira . O sobrenome é o mesmo mas eles não são irmãos , aliás o " sobrenome " Fratelli tem origem do filme " Os Goonnies " , aquele que todo mundo conhece mas eu particularmente nunca assisti .
Tocaram ao vivo pela primeira vez em 2005 , num bar na sua cidade natal e depois disso não demorou muito tempo para que os jornalistas e críticos musicais britânicos notassem que nascia uma grande banda .
Com um som difícil de se definir por um estilo só , eles tocam o que chamamos de punk rock , com uma pitada de ska , um aroma indie e solos altos e rápidos de guitarra , numa harmonia crua sem muitos efeitos . Tudo isso combinado com letras sobre amnésia alcóolica , paixão platônica sobre uma garota que se senta sozinha num bar , roubar as chaves do carro do seu irmão , um amigo junkie com alma de poeta , tédio e sobre alguém que fala sacanagem num quarto de hotel pink .
O primeiro álbum lançado por eles foi o Costello Music , que os colocou nas paradas de sucesso principalmente por causa da música " Chelsea Dagger " , tocada na maioria das baladas alternativas e que faz a galera dançar , balançar a cabeça e se debater ao mesmo tempo ( e se você ainda não ouviu , talvez devesse rever seus conceitos e parar de dançar Rebolation .)
O segundo álbum não tão animado e contagiante quanto o primeiro ( mas não menos genial ) foi batizado de " Here We Stand " e é um daqueles álbuns que depois que se ouve primeira música você se sente na obrigação de ouvir o resto e decorar todas as letras . O motivo eu não sei dizer .
Ao vivo eles são os típicos escoseses tímidos que estão ali no palco para fazer o trabalho deles que é simples e exclusivamente tocar . Eu tive o prazer de vê-los tocar ao vivo em Londres no ano passado . Jon , que é o vocalista , é extremamente tímido e não interage com o público , e nas poucas vezes que ele disse " nossa próxima música é tal " , pude notar uma leve vermelhidão surgindo no seu rosto . O show foi rápido e direto . Nada de piadinhas ou improvisos , vocês pagaram para nos ouvir tocar nossas músicas e é isso que vocês vão ter .
Bem , isso é o que posso escrever sobre The Fratellis , e é triste saber que talvez eles não lancem mais nenhuma música nova e tal . No site oficial tem uma nota oficial dizendo que por enquanto eles não têm planos de trabalhar em mais nada juntos , estão numa espécie de holiday ; aquela velha desculpa que as bandas divulgam para que seus fãs se acostumem aos poucos a viver sem músicas inéditas , pois é o começo do fim . Recomendo que ouçam " Chelsea Dagger " e " Flathead " , mas se você ainda preferir o Rebolation , acho que é melhor você não ler mais os meus posts .
Mas e as velhinhas ? Bom , elas estão lá chorando e rezando secretamente para que as histórias sobre zumbis sejam verdadeiras .


Um comentário:

  1. Fratellis é muito muito bom mesmo!!!!

    eu tinha o 1º cd, pena q meu hd queimou.Mas valeu pela dica, eu vou lodear de novo.


    Tô loko pelo próximo post.

    :)

    ResponderExcluir